7 dicas para você ter sucesso sendo tímido

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Para ser um empreendedor de sucesso é preciso falar muito e ter contato constante com pessoas. Certo? Sim e não. Os extrovertidos são mais comunicativos e se relacionam com mais facilidade com os outros, mas nada impede que um introvertido abra um negócio. Claro que empreendedores introvertidos têm um desafio maior, principalmente para aqueles que possuem dificuldade de falar em público ou mesmo para apresentar uma ideia a um grupo pequeno de pessoas. Ou até mesmo para vender diretamente ao consumidor. No entanto, há maneiras de atenuar a introversão e ser um empreendedor de sucesso. Afinal, pessoas tímidas sabem ouvir mais e compreendem melhor o que fazer para chegar lá. O site da revista Entrepreneur listou algumas dicas para o empreendedor tímido explorar os pontos positivos a seu favor.

1) Ensaie seus discursos em frente ao espelho

Falar para uma plateia causa imenso desconforto para um introvertido. Pratique o você precisa dizer na frente do espelho. Escreva antes um roteiro do que precisa ser dito e ensaie uma melhor forma de gesticular enquanto fala.

2) Escute sempre

Pessoas introvertidas não gostam muito de falar, mas são ótimas ouvintes. Essa habilidade é, muitas vezes, associada a alguém mais observador e que geralmente tem algo a dizer em retorno. Saber escutar é um fator bastante valorizado no mundo dos negócios.

3) Sendo empreendedor, busque parceiros

Se você é uma pessoa muito tímida, procure parceiros de negócios mais extrovertidos. Encontre por pessoas que partilhem de sua visão, mas que incorporem habilidades que faltam para você. Além disso, um parceiro extrovertido pode ajudá-lo em eventos de networking. E não tenha medo de pedir ajuda a conhecidos. Peça para alguém fazer o primeiro contato com pessoas que podem contribuir para seu negócio. Assim, uma conversa pode se desenvolver com mais facilidade.

4) Use a Internet a seu favor

Para quem é muito tímido, fazer networking online ajuda bastante. Uma reunião por Skype ou até mesmo pelo Facebook pode ser suficiente. Claro que, em muitas situações, uma conversa cara a cara será necessária. Para isso, existe também o LinkedIn. Se você precisa se encontrar com alguém, pode “fuçar” informações e trajetória profissional de seu interlocutor. Assim, você “quebra o gelo” e dá fluidez à conversa.

5) Prepare algumas perguntas com antecedência

Para evitar o silêncio constrangedor causado pela falta de assunto, prepare um roteiro de perguntas e temas que serão tratados com seu interlocutor. Isso vai ajudá-lo a desenvolver uma boa troca de ideias e melhorar sua interação social.

6) Networking: qualidade é sempre melhor que quantidade

Eventos de networking podem parecer aterrorizante para muitos introvertidos. Não vá a uma reunião pensando apenas em distribuir cartões e falar com o maior número de pessoas se isso o incomoda. Muitas vezes, uma única conversa com muito conteúdo vale muito mais.

7) Saia da zona de conforto enquanto empreendedor

Mesmo que um evento de networking faça você ficar desconfortável, vá assim mesmo. Apresente-se a pelo menos uma pessoa nova a cada evento. Nem que para isso você conte com um conhecido, como apresentado no item 3. Você pode se surpreender com o número de portas que você pode abrir simplesmente por estar no lugar certo e no momento certo.

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About the Author Leandro Rasia

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