108 exibições & 236 visualizações

Leila Velez é hoje presidente e sócia-fundadora de seu próprio negócio, com cursos de formação e especialização nas melhores faculdades do mundo, como Harvard e Stanford. Esta Leila parece distante da jovem de 14 anos que começava sua carreira no McDonald’s, e que apenas com 16 anos já era uma das gerentes mais novas da rede de fast food no Brasil.

Depois de quatro anos de vivência na multinacional, foi convidada por sua amiga para investir em um salão na Tijuca. Zica havia passado anos experimentando um produto para controlar os seus cabelos crespos até que desenvolveu o Super-Relaxante. O negócio logo formava filas de mulheres vindas de diversos lugares para serem atendidas.

Foi só vivendo a loucura do crescimento frenético do salão que Leila percebeu que tinha muito a contribuir com sua experiência prévia. Enquanto trabalhava na rede de fast food, tinha se interessado pela visão de escala, desde o treinamento dos funcionários até o controle de qualidade. Implantou no salão os primeiros conhecimentos de processos e controles, desenvolvendo uma forma de atendimento parecida com uma linha de montagem. Os tratamentos no salão passaram a ser feitos em etapas, cada uma feita por profissionais diferentes especializados em seu respectivo procedimento.

Começaram a expandir, abrindo novas filiais e não pararam mais. Enquanto sua parceira focava no desenvolvimento de novos produtos, Leila sempre acreditou que a melhor fórmula a se vender é a qualidade e a experiência pela qual as suas clientes passam. Elas são tratadas como se estivessem vivendo seu “dia de noiva” – ou ainda melhor, uma vez que a grande maioria das funcionárias já eram clientes e entendem a situação das mulheres que vão ao salão, agindo como companheiras.

Leila também incentiva o trabalho nos salões como uma forma de aprendizado, pois, para muitas meninas, esse é seu primeiro trabalho e uma forma de ganhar dinheiro para, assim, poderem estudar – não muito longe do que Leila fez.

Em 2010, Leila assumiu a presidência da empresa e foi buscar especialização para gerir melhor a empresa. Antes porém, formou-se em Administração com foco em Marketing pela ESPM, concluiu seu MBA executivo pela Coppead-RJ e participou de cursos de especialização na Harvard Business School, Massachussetts Institute of Technology, Stanford e Columbia Business School. E o seu sonho… levar o Beleza Natural a Nova York

1993

Junto com seu amigo, Rogério, deixa o McDonald’s para começar um negócio ao lado de sua amiga: um salão na Tijuca

2005

Com 100 lojas do Beleza Natural e 1.200 funcionários, é selecionada como Empreendedora Endeavor ao lado de Zica, Rogério e Jair

2013

Já na presidência do Beleza Natural, recebe investimento de R$ 400 milhões pela GP Investments para financiar o plano de expansão de 50 pontos em 6 anos.

“O BELEZA NATURAL DEVOLVEU AUTOESTIMA A QUEM TEM CABELOS CACHEADOS E CRESPOS”

O Beleza Natural é uma cadeia de salões de beleza com foco em consumidores da classe C. Fundada em 1993, a empresa desenvolveu produtos e serviços inovadores e exclusivos para cabelos crespos e ondulados.

Hoje, o Beleza Natural tem mais de 25 institutos de beleza em diversas cidades, –atendendo mais de 130 mil clientes por mês. Além do Super-Relaxante, todos os produtos usados no Beleza Natural são de fabricação própria e ficam disponíveis à venda. Por mês, são produzidas mais de 360 toneladas de cremes, shampoos, condicionadores, entre outros, na Cor Brasil Cosméticos, seu braço industrial, local que conta também com um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa possui ainda um Centro de Desenvolvimento Técnico (CDT), que ministra cursos para os funcionários. O Beleza Natural emprega atualmente cerca de 3000 pessoas, sendo 80% delas ex-clientes, o que reforça seu aspecto social de inserção da classe C no mercado de trabalho e políticas de primeiro emprego.

Com um crescimento médio de 30% no faturamento desde 2001, recebeu em 2013 investimento de R$70milhões da GP Investments para financiar o plano de expansão para 120 lojas em 5 anos. E o sonho de se tornar uma empresa internacional já começa a ser construído com a escolha de um ponto no Harlem, em Nova York, para no futuro ser o primeiro Beleza Natural fora do Brasil.

Matéria original

https://endeavor.org.br/empreendedores-endeavor/leila-velez/

Leave a Reply

Your email address will not be published.