425 exibições & 45 visualizações

Em mundo onde o acesso à informação e a troca de experiências entre os consumidores é cada vez mais fácil e rápida, as empresas lidam com o desafio de estabelecer uma relação sólida com os clientes, que garanta não somente a fidelidade deles com seus produtos, mas também que abra a possibilidade para novos negócios com pessoas que estejam na área de influência deste público.

Este desafio está presente em todas as áreas, mas, sobretudo, na Construção Civil, que lida com o que muitas pessoas têm como um sonho: sua casa ou apartamento.

Apesar de haver muitos problemas neste segmento, é possível perceber alguns casos de sucesso. A Alphaville Urbanismo, por exemplo, venceu recentemente pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Reclame Aqui, destinado a empresas que melhor se relacionam com seus consumidores.

E o que foi feito para alcançar este resultado? A diretora responsável pelo departamento dentro da empresa, Katia Oliveira, explica alguns passos que ajudaram a companhia a se tornar referência neste quesito.

Envolvimento de todos os departamentos

De acordo com Katia, todos os departamentos da Alphaville Urbanismo trabalham tendo em mente a vontade do cliente, sendo que a maior parte das equipes, uma hora ou outra, têm contato direto com o público.

Em 2016, pela primeira vez, como exemplo, a empresa envolveu os diretores e líderes de diversas áreas para passar um dia na Central de Relacionamento, recebendo contatos de clientes de diversas partes do país. “Trazer os colaboradores da empresa para o contato direto com o público é fundamental para que todos entendam quais são as necessidades que mais se destacam”, frisa.

Troca de informações com outras empresas

Katia explica que o intercâmbio de conhecimento de Costumer Relationship Management (CRM) é fundamental para identificar as prioridades do público consumidor e como ele prefere ser atendido. Pensando nisso, a empresa realizou um encontro com líderes de outras grandes companhias para facilitar a troca de informações.

Saber ouvir e manter as portas abertas

Para atender melhor um cliente, é necessário entendê-lo. Nesse sentido, a Alphaville Urbanismo convidou mais de 50 compradores de lotes em empreendimentos da marca de todas as regiões do país para visitar a empresa durante um dia. Nesse encontro, os clientes tiveram a oportunidade de sugerir novas ideias, a fim de aperfeiçoar este relacionamento.

Manter sempre diversos canais disponíveis para contato    

Convidando os clientes a entrarem em contato por telefone, chat ou e-mail, a Alphaville Urbanismo recebe cerca de 12 mil solicitações por mês. A maior parte delas (6 mil) são realizadas por contato telefônico, seguida pelos e-mails (5 mil) e pelas conversas por chat (1 mil). Além disso, a empresa também tem sua página ativa no portal Reclame Aqui, que já lhe rendeu três prêmios consecutivos.

Atendimento continuado e sistema de pós-venda

Segundo Katia, o contato com o cliente não pode ser interrompido após a venda do lote (ou qualquer produto) e a entrega do empreendimento. Por isso, ela conta que a construtora continua em contato com os moradores de seus residenciais para auxiliá-los no melhor uso para os espaços comuns e consultoria em possíveis intervenções, além de ajudá-los em qualquer outra necessidade que surja após a compra.

 

Matéria original

http://www.vendamais.com.br/cinco-segredos-para-o-bom-relacionamento-com-o-cliente/

Leave a Reply

Your email address will not be published.