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Ansiedade

Lidando com a ansiedade

Um problema comum para muitas pessoas é a ansiedade. Mesmo o iminente potencial de sucesso pode nos deixar apreensivos. Para acrescentar a isso, o mundo em geral está mudando a um ritmo acelerado, forçando-nos a lidar com algo novo diariamente. Isso pode nos deixar uma sensação de instabilidade.

O Dicionário Webster define a ansiedade como “um sentido anormal e avassalador de apreensão e medo marcados frequentemente pela … dúvida sobre a realidade, sobre a natureza da ameaça, e pela dúvida sobre a sua capacidade de lidar com ela.

A ansiedade é uma reação humana natural aos eventos estressantes da vida, sejam momentos felizes ou infelizes. Podemos sentir ansiedade antes de um exame, bem como em uma palestra. Ao contrário do medo, que tem um foco definido, a ansiedade não tem uma fonte definível. É difícil identificar, pois pode aparecer como agitação, uma energia nervosa ou a incapacidade de se concentrar.

Por mais vaga que possa ser, a ansiedade pode nos paralisar e nos tornar sem ação. E para alguns, pode exacerbar em transtorno de ansiedade ou ataques de pânico. Se for esse o caso, a ajuda profissional, incluindo médica, é a ordem do dia. Para a maioria de nós, porém, é apenas uma diversidade no jardim das ansiedade pelas tensões normais e desafios da vida diária. Mas essa ansiedade “simples” é provavelmente responsável pela maioria das pessoas que ficam aquém do potencial que podem desenvolver em suas vidas.

A ansiedade pode ser debilitante na pior das hipóteses e pode manter-nos frustrados ao não atingirmos nossos objetivos.

A ansiedade pode ser um padrão de comportamento aprendido com nossos pais. Muitos de nós foram treinados para usar a preocupação como um talismã para manter os “pensamentos maus” longe, e quando estamos nos sentindo despreocupados, podemos sentir como se tivéssemos abandonado os postos de sentinela e algo ruim acontecerá.

Muitos de nós já encontramos maneiras de lidar com nossa ansiedade, tais como:

~ Podemos nos convencer de que somos incompetentes, e depois nos vangloriarmos em auto-piedade.

~ Podemos procrastinar.

~ Podemos expressar nossa agitação escolhendo uma briga com um ente querido ou com um caixa no supermercado.

~ Podemos nos preocupar com todas as possíveis calamidades que poderiam ocorrer.

~ Podemos encontrar libertação em um vício de alimentos, drogas, álcool, tabaco, sexo ou até mesmo jogos de computador.

E alguns destes métodos acima são francamente auto-destrutivos. Eles podem temporariamente aliviar a ansiedade, mas eles não conseguem fazer com que você avance em direção aos seus objetivos. E para agravar ainda mais o problema, a ansiedade pode levar a dores de cabeça, insônia e outros sintomas físicos que tornam ainda mais difícil para nós lidar, resultando em uma espiral descendente.

Descubra aqui algumas formas positivas e saudáveis de aliviar a ansiedade.

 

 

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