184 exibições & 41 visualizações

Liderança - Sinta o campo

Talvez você já conheça essa metáfora que pode ser aplicado na liderança. Mas talvez desconheça a reflexão que vem a seguir. Assim, lhe faço um convite para ler e refletir…

As Moscas

Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite.
A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair.
Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou.


Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de nata, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar voo para algum lugar seguro.


Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo, desta vez cheio de água.
Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: “Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo”.


A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio de água.

E você?

Quantas vezes você, em posição de liderança, se prendeu a soluções que deram certo no passado para resolver uma situação? Você faz isso hoje?

Como sempre digo aos meus clientes dentro dos processos de coaching, tudo é positivo. Afinal, buscar no passado uma solução para algo no presente não é negativo. Reflete, muitas vezes, a intenção positiva de busca de segurança e de respaldo na tomada de decisão.

Pensando dessa forma, como seria buscar uma solução tendo segurança e respaldo mas sem se basear no passado?

Dentre o conjunto infinito de possibilidades, qual seria a melhor forma de buscar uma solução que fosse completamente nova? Muito se fala em inovar, em fazer algo diferente quando nos cargos de liderança. Mas como fazer isso? Existe técnica para isso?

Teoria U

Bem, pela experiência que tenho, o caminho sempre segue para o interior.  Sinta o campo, diria Otto Scharmer na Teoria U.  A Teoria U se propõe a ajudar a implementar mudanças e aumentar a produtividade em organizações (que podem ser empresas, governos, escolas, etc), as quais podem ser implementadas por quem está na liderança.

Talvez a mosca não tenha sentido o campo… Mas o que é o campo?

O campo é o todo. É a energia que há em sua equipe, na sua empresa. São os padrões de interconexão que ocorrem nos relacionamentos. É sua relação com o ecossistema ao seu redor.

E como você, em posição de liderança, se conecta com o campo? Bem, na verdade estamos todos imersos no campo. Ocorre que não sabemos ou não temos consciência disso. Logo, já estamos conectados com o campo. Apenas precisamos trazer isso à tona.

E como fazê-lo?

Eu citaria três princípios sobre como iniciar esse processo:

  • Esteja 100% no momento presente. As técnicas de Mindfulness são muito bem vindas para que você fique 100% no agora. Quando você se encontra no aqui e agora, sem ir para o passado ou futuro, você traz a conexão com o campo à tona e vários insights começam a surgir.
  • Foco no positivo. Considere que tudo é positivo dentro do campo. Mesmo o que não pareça é positivo. Não existe certo ou errado, apenas causa e efeito, aonde a causa sempre tem uma intenção positiva.
  • Liberte-se de julgamentos. Partindo que seu foco é positivo, você irá aceitar a diversidade, pois ela é positiva. Se não existe certo ou errado, logo, não há como segmentar.  Afinal, existiria sombra sem luz?

Isso é apenas o início de uma jornada. Não são regras infalíveis ou mesmo uma fórmula que pode servir a todos. É apenas mais um caminho para que você inicie no processo de sentir o campo.  Mas é um processo que exige tempo e esforço individual . Não existem milagres e facilidades quando se entra nessa área. Mas os resultados para o líder que consegue ingressar e sentir o campo são fantásticos.

Dentro dos processos de coaching que conduzo junto a quem está em posição de liderança, desenvolver essa competência é fundamental para que exista inovação e efetividade nos resultados que estes gestores necessitam.

E você, como seria se conseguisse sentir o campo?

Faz sentido para você?

Se fizer, cadastre-se abaixo e receba nossas newsletter

Leave a Reply

Your email address will not be published.