192 exibições & 66 visualizações

Você tem feito os 20 Km em sua posição de liderança?

Pequenos passos na liderança
Na liderança dentro de sua empresa, já se pegou deixando de fazer algo que precisava, mas por algum motivo externo, não o fez?

Já teve alguma conversa mental consigo mesmo dizendo “Não, deixe para depois… É melhor fazer amanhã…” ?

Se isso já lhe aconteceu, e mesmo que não esteja hoje em posição de liderança, essa metáfora abaixo pode fazer sentido para você.

Os 20 Km

É verão no Brasil.

Imagine que você está em frente ao Monumento Extremo Oiapoque, no estado do Amapá, norte do Brasil, olhando para o Sul, de costas à Guiana Francesa. Você está prestes a iniciar em uma caminhada de 5.577 Km, a partir do Oiapoque até o Chuí, extremo sul do Brasil. No primeiro dia você marcha 20 Km. No segundo dia, marcha mais 20 Km e começa a se aproximar do Parque Nacional do Cabo Orange.

As chuvas são intensas. Independente disso, você mantém sua meta de 20 Km por dia.

No outro dia você marcha mais 20 km. E, novamente, no terceiro dia você marcha mais 20 Km. É quente, mais de 40º C, e você quer descansar no frescor de sua barraca, sob alguma árvore. Mas não. Você se levanta e marcha mais 20 km.


Você mantém o ritmo, a 20 KM por dia.


Em seguida, o tempo esfria, e você está em condições confortáveis com o vento em suas costas, e você poderia ir muito mais longe. Mas você se segura, controlando o seu esforço. E fica com seus 20 Km. 

Você mantém o esforço – 20 Km, 20 Km, 20 Km – então você cruza os estados.

E talvez você possa andar 40 ou 50 Km em um dia. 

Mas você não o faz. Mantém o seu ritmo, perfazendo uma marcha de 20 Km.

E, com regularidade, você chega ao seu destino : o Chuí no RS.

Agora, imagine outra pessoa que começa com você no mesmo dia, no mesmo ponto, em Amapá. Ele fica todo animado com a viagem e realiza 40 Km no primeiro dia.

Exausto de seu primeiro dia gigantesco, ele acorda a 40º C. Ele decide ficar na barraca até que o tempo esfrie, pensando: ‘Vou ficar até quando a temperatura abaixar.’ 


Ele mantém esse padrão – grandes dias com boas condições climáticas, mas lamentando-se e esperando na sua barraca em dias ruins. 


Já no planalto central, ele passa por um período de clima bom e coloca força total, registrando 40 a 50 Km por dia para recuperar o terreno perdido. Mas, em seguida, ele encontra uma enorme frente fria, quase totalmente esgotado. Que quase o adoece com o frio. E ele fica na sua tenda, esperando que o tempo melhore.

Quando o tempo melhora, ele emerge, enfraquecido, e tropeça em direção ao Chuí. No momento em que ele entra no estado do Paraná, você, com a sua marcha inexorável de 20 Km, já atingiu o destino, chegando na liderança. Você ganha, por uma margem enorme.”

 

Líderes de Alta Performance

Essa metáfora foi inspirada em um artigo de Jim Collins, autor de “Empresas feitas para vencer”. Aonde ele evidencia uma característica fundamental nos líderes de alta performance.


Grandes líderes mantém a marcha constante. Com uma disciplina ferrenha e surpreendente autocontrole.


 

Afinal, não são os grandes passos que nos fazem atingir as metas, mas sim a constância de se manter sempre em movimento em pequenos passos.

E você? Tem feito 20 Km todos os dias?

Isso faz sentido para você?

Se fizer, cadastre-se abaixo e receba nossa news.

Leave a Reply

Your email address will not be published.