O que é Target-Market?

 

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Muitas empresas estão iniciando nesses dias de crise, assim como outras estão perdidas pelas mudanças que o mercado está impondo. Assim, resolvemos descrever algo que nem sempre é pensado dentro das pequenas, ou é relegado nas médias empresas.

Afinal, o que é Target-Market?

Muitas empresas não conseguem responder à pergunta: quem é o seu mercado-alvo? Eles têm muitas vezes feita a suposição fatal que todo mundo vai querer comprar seu produto ou serviço com uma estratégia de marketing adequada.

Um mercado-alvo (target-market) é simplesmente o grupo de clientes ou clientes que vão comprar um produto ou serviço específico. Neste grupo de pessoas todos tem algo em comum, muitas vezes idade, sexo, passatempos, localização, setor de mercado, etc. O seu mercado alvo, então, são as pessoas, ou empresas, que vão comprar a sua oferta. Isso inclui tanto os clientes existentes e potenciais, os quais estão motivados para fazer uma de três coisas:

  • Satisfazer uma necessidade
  • Resolver um problema
  • Satisfazer um desejo

Para construir, manter e crescer o seu negócio, você precisa saber quem são seus clientes, o que eles fazem, o que eles gostam, e por que eles iriam comprar o seu produto ou serviço. Não saber isso vai lhe custar tempo, dinheiro e, potencialmente, o sucesso do seu negócio.

A importância de saber e compreender o seu mercado alvo, é como a pedra angular no arco do seu negócio. Sem ele, o seu produto ou serviço de posicionamento, preços, estratégia de marketing, e, eventualmente, toda a sua empresa poderá desmoronar muito rapidamente.

Se você não conhece intimamente o seu mercado-alvo, você corre o risco de cometer erros quando se trata de preços de venda, mix de produtos ou pacotes de serviços. Faltará direcionamento na sua estratégia de marketing, o qual poderá produzir resultados medíocres na melhor das hipóteses. Mesmo que a sua mensagem de marketing e proposta única de vendas sejam claras, isso não significa nada, a menos que isso chegue às pessoas certas.

Determinar o seu mercado-alvo leva tempo e atenção. Embora muitas vezes começa com uma melhor estimativa, os pressupostos não pode ser dado como certos, aonde uma pesquisa de mercado pode ser necessária para confirmar idéias.

Seu mercado alvo que um dia foi bem definido, nem sempre é o seu mercado ideal, em ambientes de mudança de mercado como hoje.

Depois de construir uma compreensão de quem é o seu mercado alvo, mantenha-se em contato com o mercado. Pois monitorar as motivações e dificuldades do seu mercado ao longo do tempo, irá ajudá-lo a antecipar as necessidades ou desejos dos clientes, gerando a evolução no seu negócio.

Determinando o seu mercado alvo

Investigando o Produto / Serviço

O processo para determinar o seu mercado alvo começa examinando exatamente o que sua oferta é, e o qual a motivação que o cliente possui. Comece por responder as seguintes perguntas:

  • A sua oferta atender a uma necessidade básica?
  • A sua oferta serve a um desejo particular?
  • A sua oferta realiza um desejo?
  • Qual é o ciclo de vida de seu produto / serviço?
  • Qual é a disponibilidade da sua oferta?
  • Qual é o custo de aquisição médio do cliente?
  • Qual é o ciclo de vida de sua oferta?
  • Quantas vezes ou quantas vezes os clientes irão comprar a sua oferta?
  • Você prevê quaisquer alterações futuras em seu setor ou região que podem afetar a venda de sua oferta (positivo / negativo)?

 

Como investigar o mercado

No local. Passe algum tempo pesquisando no local  aonde seu mercado-alvo pode estar. Se você está pensando em abrir uma loja de café, saia do bairro em diferentes momentos do dia para ter uma noção das pessoas que vivem, trabalham e se divertem no bairro. Observe sua idade, sexo, roupas e quaisquer outras indicações de renda e atividades.
Na concorrência. Quem é o seu concorrente direto? Existe um pequeno nicho que está sendo desperdiçado? Observar a clientela da sua concorrência pode contribuir para a compreensão de seu mercado alvo, independentemente de saber se é o mesmo ou oposto. Por exemplo, se você é dono de uma boutique de roupas infantis e a maioria da mães de classe média compram nas lojas de departamento, você pode querer se concentrar em famílias de renda mais alta, como o seu mercado alvo.
Online. Muitas cidades, regiões e estado têm informação demográfica disponível online. Pesquisar as idades, rendas, ocupações e outras peças-chave de informação sobre as pessoas que vivem na área que você operar o seu negócio. A partir destes dados, você vai ganhar uma compreensão do tamanho do seu mercado potencial total. Se seu cliente são empresas, busque informações nos sindicatos das empresas da sua região, em associações comerciais, etc.
Com os clientes existentes. Converse com seus clientes existentes através de grupos focais ou pesquisas. Esta é uma ótima maneira de reunir informações demográficas e comportamentais, bem como o feedback genuíno sobre qualidade do produto ou serviço e outras informações que serão úteis para uma estratégia de negócios ou marketing.

 

Quem é o seu mercado?
Com base em seus produtos / serviços e com as pesquisas de mercado, você será capaz gerar um cenário do seu mercado-alvo, e algumas de suas características gerais. A partir daí já poderá ter uma visão clara e realista do seu mercado-alvo.

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About the Author Leandro Rasia

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