Case da Nintendo no Oceano Azul

nintendo oceano azul

A japonesa Nintendo fez uma série de movimentos estratégicos para criar oceanos azuis e tornar os concorrentes irrelevantes na indústria acirrada de jogos.

O pano de fundo …

Em 2006, a Nintendo olhou para os clientes não industrializados do mercado de jogos e reconstruiu elementos em todos os limites do mercado para criar o Wii – um console baseado em simplicidade, funcionalidade e interatividade, com jogos que aumentaram consideravelmente a utilidade para esses clientes não incluídos.

O ex-CEO da Nintendo, Satoru Iwata, que, tristemente, faleceu em 2015, ficou famoso com a filosofia do oceano azul:

“O Wii Fit tornou-se um sucesso porque vimos uma estratégia do oceano azul”.

Em março de 2017, a Nintendo criou um novo oceano azul para responder a uma crescente demanda por jogos simples, com pessoas cada vez mais trocando para jogos grátis para download em seus smartphones.

Em vez de competir com a PlayStation 4 ou a Xbox One e seu poder de processamento caro e de alta tecnologia, a Nintendo criou o Switch, oferecendo um pequeno dispositivo que pode se conectar facilmente, permitindo que você jogue jogos em uma TV, mas também pode ser removido para continuar sendo utilizado em qualquer lugar.

No início deste mês, a Nintendo anunciou que o Switch tornou-se o sistema de videojogos de casa mais rápido de todos os tempos nos EUA e superou todas as outras durante o Natal.

 

… Avanço rápido para 2018

Agora, o gigante do jogo acaba de apresentar o seu mais recente movimento estratégico com seus novos acessórios Switch, denominados Nintendo Labo – uma série de kits de papelão de construção própria que podem transformar os controles em qualquer coisa, desde um teclado a alças de moto.

Estes dispositivos de papelão adicionam uma dimensão criativa e educacional, tornando o Switch mais atraente para as crianças mais novas (assim como os adultos-crianças). Ao se dirigir a um público mais novo, a Nintendo mais uma vez olhou para os não clientes da indústria.

Não só isso. Usando um material tão simples e barato como o papelão para ampliar a diversão de seus jogos, a Nintendo escolheu inovação de valor sobre uma invenção de alta tecnologia.

Veja o vídeo dessa estratégia da Nintendo, que a conduz para o Oceano Azul novamente…

 

Fonte: Blue Ocean Strategy

Inscreva-se e baixe o ebook abaixo, para descobrir o que é o Oceano Azul e perceba como tornar sua concorrência irrelevante.

About the Author Leandro Rasia

Leave a Comment: