Você quer melhorar o desempenho da sua equipe, seja ela administrativa, de vendas ou produção?
Se não quer, pare de ler agora.
Mas se você precisa disso, e sua equipe está atrasada em suas metas ou não está tão comprometida quanto você gostaria, considere a implementação de um programa de incentivo por performance. O Plano de Incentivo por Performance (PIP) é uma das 21 ações de business coaching que realizamos.
O tipo de programa que você implementar depende do tipo de reação que você está esperando desencadear. Recompensas de curto prazo pode introduzir a concorrência e gerar resultados imediatos, enquanto que os incentivos de larga escala pode aumentar o desempenho geral por vários pontos.
Mas os benefícios dos programas de incentivo não são de curta duração – ou incremental. A implementação de um programa de incentivo consistente pode triplicar o desempenho quando utilizado como cultura dentro da empresa.
Níveis de plano de incentivo
Planos de incentivo para os funcionários de baixo nível incluem aqueles na base da organização, como supervisores e pessoal de primeira linha. Por exemplo, um programador de computador pode receber um bônus para o desenvolvimento de um aplicativo de controle de custos excepcional. Planos de incentivo de nível médio incluem gestores de grupos de trabalho. Por exemplo, um gerente de tecnologia da informação pode receber um bônus se o seu grupo completar todos os projetos dentro do cronograma e do orçamento. Planos de gestão superior aplicam-se a executivos da empresa, tal como um diretor receber opções de ações da empresa ao manter um fluxo de caixa excepcional durante uma recessão.
Eis alguns tipos de planos de incentivo por performance.
Planos por desempenho
Os planos por desempenho são uma das melhores formas de incentivo nas empresas e podem ser aplicados desde o mais alto escalão até o mais baixo. Com a utilização de métricas, ou Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho). Com as KPI definidas, você pode criar planos que se adequam a qualquer negócio e setor, estimulando o desempenho de sua equipe com bonificações variáveis para individuos ou em grupo. KPI’s em grupo tendem a gerar melhores resultados do que individuais.
Participação nos lucros
Os planos de participação nos lucros são bastante usuais nas empresas. A empresa fornece um pool de fundos com base em uma porcentagem de seu lucro bruto anual. Um empregado recebe uma parte deste conjunto. Por exemplo, você recebe uma quantidade de acordo com seu salário. Infelizmente, participação nos lucros pode recompensar indivíduos com baixo desempenho. Portanto, o plano deve criar um ambiente que é uma situação ganha-ganha para o empregado e a empresa.
Bônus por projeto
Um bônus por projeto, que é conhecido como um prêmio, é pago a uma equipe ou um indivíduo. A empresa pode dividir um prêmio entre os membros da equipe, de acordo com os seus salários. No entanto, um prêmio de equipe pode recompensar um membro de baixo desempenho. O qual é desmoralizante para a equipe de alto desempenho. Portanto, uma empresa pode dar prêmios individuais aos membros da equipe com base em cada desempenho individual. No entanto, um funcionário pode tomar decisões de negócios ou realizar tarefas com a motivação pessoal de receber um bônus independentemente de um impacto negativo para a empresa.
Stock Options
Opções de ações, ou participação na empresa, estão normalmente disponíveis para a alta gerência. Uma empresa pode oferecer opções de ações/cotas a um executivo para permanecer com a empresa. Ele tem a oportunidade dentro de um período específico para comprar ações/cotas da empresa a um preço fixo, independentemente do preço do mercado de ações atual. Portanto, este incentiva-o a comportar-se de tal forma que aumenta potencialmente o valor da empresa.
Não há dúvida quanto aos resultados extremamente positivos quando você implanta um PIP bem estruturado.
Mas, para cada caso, há que se analisar qual o melhor formato de plano de incentivo. Além disso, existem outras variáveis que podem ser adicionadas ao plano de incentivo, além de valores financeiros. Tais como reconhecimentos, viagens, cursos, etc.
Se você tiver dúvidas sobre qual formato utilizar, entre em contato para que possamos descobrir qual plano pode se adequar melhor ao seu negócio ou equipe.
Faz sentido para você?