“Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças.” Charles Darwin
Você sabe o que irá acontecer ao longo de sua vida profissional? De alguma forma você já definiu quais são seus planos de curto, médio e longo prazo?
Num mercado como o de tecnologia, aonde a tecnologia muda a cada dia e o que sabemos agora passa a ser obsoleto em um curto espaço de tempo, como se pode planejar uma carreira? Tudo que sabemos hoje em termos de tecnologia será ultrapassado amanhã.
Você, que hoje atua no mercado, com uma boa condição salarial, como se prepara para o amanhã, que é tão incerto?
Você pode fazer cursos com regularidade gerando um aprendizado constante e gradual. Isso lhe permite estar sempre atualizado. Conquistar certificações, ampliar o conhecimento técnico, conhecer novas vertentes do conhecimento em desenvolvimento de software, banco de dados, arquiteturas computacionais, redes e internet ou qualquer outra área é estar sempre no horizonte junto com a inovação tecnológica. Tudo isso é sempre uma garantia de que você vai ser competitivo no mercado. Isso lhe prepara para a mudança.
Mas e as demais competências pessoais, você as estimula e desenvolve? Você busca dentro de si comportamentos que lhe tirem da zona de conforto? Certa vez ouvi de um antigo mentor que nós só desenvolvemos as competências que mais precisamos quando vamos para o outro extremo de nossa zona de conforto, de nosso jeito de se comportar.
Ou seja, se você é tímido, faça algo que o exponha de alguma forma. Se você é comunicativo, faça algo que o retraia. Caso seja avesso a riscos, estimule algo que traga o risco calculado. No fundo, percebi que quando você enfrenta seus medos, algo novo nasce dentro de si. Quando você aprende a ser resiliente, estratégico, planejado, organizado, empático, comunicativo ou qualquer outra característica, estas farão parte de você. E isso é competência que ninguém pode lhe tirar e que nunca se torna obsoleto.
Nossas maiores competências são muitas vezes ignoradas e relegadas a segundo plano quando estamos imersos no mundo da tecnologia. E falo isso pois já estive mergulhado na tecnologia, procurando sempre estar atualizado tecnicamente, mas ignorando que haviam outras competências a se desenvolver. Com o tempo, percebi que isso é um equívoco nessa área. Além de ser atualizado tecnicamente, o mercado exige cada vez mais que você seja um bom comunicador, seja organizado, disciplinado, auto-motivado, equilibrado, determinado, etc.
Estimular competências adormecidas é sair da zona de conforto e, com isso, se preparar para as mudanças que certamente virão. Dessa forma você pode construir um futuro profissional calcado em fortes competências, as quais irão diferenciá-lo dos demais.
Aonde você pode chegar se tiver desenvolvido todos os potenciais e características que gostaria de ter?
Se isso fizer sentido para você, dê o primeiro passo para descobrir seus potenciais, envie email para leandro@sensecoaching.com.br ou utilize nossa página de contato.