Insônia relacionada à ansiedade: o que fazer

Ansiedade e Insônia

Um dos sintomas que mais incomodam quem sofre de ansiedade é a insônia.

Véspera de um compromisso importante, medo de morrer dormindo, pesadelos e até hábitos pouco saudáveis nas horas que antecedem o sono podem levar uma pessoa à insônia.

Como a ansiedade é uma preocupação em excesso com o futuro, muitas vezes a falta de sono acontece por conta disso.

No Brasil, estima-se que 73 milhões de brasileiros sofrem com a insônia. Confira os dados publicados no Correio Brasiliense.

Segundo o psiquiatra paulista Tito Paes de Barros Neto, em seu site Medo e Fobias, existem alguns tipos de insônia:

– Insônia inicial: é quando a pessoa demora a dormir ou não pega no sono. É o tipo mais comum entre os ansiosos. O indivíduo pode passar a noite toda em claro.

– Insônia intermediária: é quando a pessoa acorda várias vezes durante a noite. Dependendo da gravidade do quadro, a dificuldade em voltar a dormir pode ser grande. Esse tipo de insônia pode ter relação com sintomas de depressão ou com uma mistura de transtornos de ansiedade e depressão.

– Despertar precoce: sintoma mais comum em depressões graves.

A insônia relacionada à ansiedade, assim como os sintomas do próprio transtorno ansioso, pode gerar nervosismo, inquietação, medo, falta de concentração e foco. O que pode resultar no sono excessivo durante o dia, prejudicando a vida pessoal e profissional.

Noites mal dormidas também causam ansiedade

A preocupação em dormir bem também pode levar a transtornos de ansiedade. Pesquisadores australianos da Universidade de Sydney descobriram que a falta de sono adequado pode levar a vários tipos de ansiedade.

Por exemplo, tendo como base as oito horas recomendadas por especialistas, o risco de desenvolver sintomas de ansiedade aumenta em 14% a cada hora a menos de sono.

De acordo com esse estudo, quem dorme menos de seis horas por noite tem duas vezes mais propensão em desenvolver sintomas de ansiedade.

Ainda segundo essa mesma pesquisa australiana, a relação entre insônia e problemas psicológicos são complexos. A falta de sono pode ser justamente um dos sintomas de ansiedade.

Dicas para controlar a ansiedade antes de dormir

Confira algumas dicas de especialistas:

– Anotar as preocupações no papel: anote tudo o que incomoda. Preocupações com trabalho, casa, família podem ser descarregadas para o papel. Sem pressa.

– Ler antes de dormir: a leitura é ótimo exercício para dar sono. Especialistas recomendam não ler apenas de uma a duas páginas. O ideal é ler até dar sono.

– Ficar longe de computadores e smartphones: além do excesso de informações, a luminosidade das telas de celulares, tablets e notebooks diminuem a produção da substância que causa o sono.

– Colocar uma música relaxante

– Praticar exercícios regularmente: especialmente à tardinha ou à noite, os exercícios físicos induzem mais facilmente ao sono pelo cansaço

– Comidas leves de uma a duas horas antes de dormir são uma boa pedida. Comidas pesadas ficam paradas no sistema digestivo e dificultam o sono

– Caso goste, beba chá. Ervas como camomila, capim-santo e erva cidreira são chás leves e calmantes.

Temos atuado com a ansiedade, utilizando técnicas de coaching e PNL, com muito sucesso.

Entre em contato conosco e descubra como podemos lhe ajudar nesse sentido.

About the Author Leandro Rasia

Leave a Comment: