Quando a ansiedade atrapalha a vida profissional

ansiedade no trabalho

Repercussões físicas da ansiedade

A ansiedade é considerada um dos males do século. No entanto, ela sempre existiu e é uma característica natural do ser humano. É normal a ansiedade aparecer em um momento que o cérebro identifica situações de perigo real ou imaginário. Às vezes, a mera expectativa antes de um aguardado evento por uma pessoa pode causá-la em menor medida. Mas a ansiedade vira problema mesmo quando atrapalha o seu cotidiano.

Um dos sintomas da ansiedade que mais incomodam é o físico. Tensão muscular, insônia, falta de ar, dores no peito, na barriga, enjoos, suor excessivo nas mãos e nos pés… Tudo isso realmente incomoda. Especialmente quando afeta o trabalho.

Além de tudo isso, a ansiedade pode provocar insônia, o qual afeta diretamente sua produtividade.

A ansiedade prejudica sua vida profissional

No ambiente de trabalho, a pressão por cumprir metas e prazos, a competitividade entre colegas e até a necessidade de atingir uma promoção para um cargo com maior remuneração pode desencadear um quadro ansioso. Segundo psiquiatras, a ansiedade atrapalha a vida profissional quando a pessoa não consegue prestar atenção em suas atividades, deixando, assim, de cumprir suas tarefas em função da preocupação.

A ansiedade antecipa o medo futuro. Então, o trabalhador também experimenta medos. Com o Brasil ainda passando por crise econômica, surge a apreensão de perder o emprego, de como lidar com a questão financeira. E o corpo acaba pagando por isso.

Assim como na vida pessoal, a repercussão da ansiedade no organismo causada por preocupações profissionais também acontece com frequência.

Muitas vezes você sente palpitação, problemas gastrointestinais, distúrbios alimentares – como a compulsão por comida ou a falta de apetite –, dores de cabeça, dores na coluna como lombalgia ou dor na cervical, estas causadas pelo excesso de tensão.

A queda de concentração e atenção, a perda de foco, déficit de memória e raciocínio também podem acontecer. Tudo isso vira um transtorno e tanto se você não procurar ajuda.

Sintomas aparecem a qualquer momento

Agora, enquanto escrevo este artigo, passo por momentos de ansiedade. A preocupação em não entregar o trabalho com a qualidade que julgo adequada faz minhas mãos ficarem frias e o coração apertar. Nem mesmo assistir, por alguns minutos, a um jogo da Seleção Brasileira que passa na televisão me deixa mais calma.

Porém, evitar a ansiedade não é uma boa saída. Escrevo e, à medida que as palavras surgem na tela, ela vai diminuindo. Suprimir os sentimentos ansiosos só piora o quadro. Enfrentar a causa da ansiedade ajuda a diminuir a pressão proporcionada por ela, especialmente se for uma crise comum de ansiedade e não quando ela já está num estágio de doença.

A ansiedade é controlável em casos leves ou moderados. Adotar hábitos e comportamentos simples já ajuda. Diminuir o consumo de cafeína, praticar atividades físicas regularmente, estabelecer uma rotina, organização e definir prioridades pode contribuir para a melhora dos sintomas da ansiedade.

Porém, se eles persistirem mesmo com a adoção de algum desses hábitos citados acima, procurar ajuda profissional é fundamental.

O coaching é um ótimo instrumento de combate à ansiedade.

About the Author Leandro Rasia

Leave a Comment: