33 exibições & 30 visualizações

Business Communication Duplicate model

Quantas vezes você viu alguém conseguir um emprego por indicação de alguém?

Já sentiu em algum momento que conhecer alguém dentro da empresa que você quer trabalhar pode fazer toda a diferença?

 

Ao ler esse artigo você vai descobrir que:

1 – Networking é essencial no seu sucesso em ser contratado

2 – Como fazer o networking

3 – O que é reciprocidade e no que isso pode resultar

4 – Qual o resultado positivo que o networking pode fazer por você

 

1- É ESSENCIAL FAZER NETWORKING

Ter uma boa rede de relacionamento hoje, também chamado networking, é essencial para você que está em busca de recolocação.

Apesar de ser geralmente ligado apenas a eventos ou reuniões que são o pesadelo dos mais tímidos, o Networking é uma prática que lhe permite ampliar suas possibilidades de recolocação.

Networking consiste em manter contato com outros profissionais. Não basta entrar no Facebook ou LinkedIn e adicionar todo mundo ou distribuir seu contato.

networking12

Para que tenha resultado, você deve focar a atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, com indicações de empresas ou posições aonde você possa se integrar.

 

2 – COMO FAZER NETWORKING

A força da sua rede de contatos depende mais da qualidade das conexões estabelecidas que da quantidade de pessoas que está nela.

Em uma palestra, conferência, cursos e outros eventos que favorecem o networking, busque um envolvimento com pessoas novas, ao invés de se manter em grupos conhecidos.

drucker

 

Tente fazer perguntas sobre a outra pessoa, em vez de falar de si logo de início. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial  e pode revelar mais sobre oportunidades  de crescimento que poderão ser aproveitadas  futuramente.

Para manter um contato vivo é importante uma comunicação feita com certa frequência. Mesmo um lembrete de aniversário ou um artigo que possa acrescentar algo na conversa que vocês tiveram fazem a diferença.

Como consequência, você vê os benefícios caso parcerias profissionais sejam estabelecidas, assim como a troca de conhecimento pessoal tende a ser positiva, quando o relacionamento é autêntico.

3 – RECIPROCIDADE

frases-de-solidariedade-2

Em algum momento de sua vida, já lhe aconteceu de alguém lhe fazer um grande favor ou te ajudar de alguma forma? E depois disso, você talvez tenha ficado com um sentimento assim: “preciso ajudar essa pessoa agora de alguma forma, por gratidão…” Isso é reciprocidade.

Lembre-se de que ao auxiliar alguém gera reciprocidade, o qual dá o início a uma lei que sempre funciona: ação e reação. Faça algo por alguém, de forma desinteressada, apenas buscando ajudar. E a lei de ação e reação irá lhe trazer algo positivo por resultado.

network1

Esses contatos podem ser sua porta de entrada para o sucesso na recolocação profissional. Em algumas empresas, inclusive, indicações podem contar muitos pontos na seleção.

O ideal é que você não perca contato com amigos de outras empresas e colegas da faculdade, mas, se isso acontecer, esse é o momento certo para reencontrá-los, pessoalmente ou nas redes sociais. Isso vai além da sua situação atual, ou seja, mesmo em outros momentos de vida, esses contatos podem vir a ser muito úteis.

 

4 – QUAL O RESULTADO POSITIVO QUE O NETWORKING PODE FAZER POR VOCÊ

Como um profissional de sucesso que busca a recolocação, o Networking pode ser fundamental para atingir seus objetivos. Porque pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos.

Lembre-se: você não consegue nada sozinho!

Cultivando conexões genuínas, sua rede de contatos pode ser ampliada inclusive de forma espontânea, conforme você causa boa impressão e começa a ter referências.

Com um pouco de prática, sua sociabilidade se torna cada vez mais importante, aumentando a sua capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais.


Não se trata de quanta gente você conhece, mas de quem você conhece.


Participar de workshops, cursos ou encontros também podem ser uma excelente forma de fazer novos contatos e encontrar boas oportunidades.

Além disso, você ainda ganha uma nova capacitação ou aprendizado, que enriquece seu currículo e pode ajudar na recolocação profissional.

 

Mas onde você pode iniciar o seu networking?

E qual a forma ideal de fazer isso?

Participe de nosso workshop abaixo, um encontro aonde você vai ser conduzido a fazer networking, e descubra essas respostas.

E se diferencie no mercado.

titulo

Leave a Reply

Your email address will not be published.